A construção de um ábaco simplificado é muito fácil e
barata, podendo ser feita pelas próprias crianças. A base do ábaco pode ser um
pedaço de isopor, ou de qualquer material semelhante, como, por exemplo, uma
caixa de ovos. As casas do ábaco podem ser varetas, espetinhos de churrasco ou
pedaços de arame grosso, que serão espetados na base.
As "contas" do ábaco podem ser arruelas, argolas
de plástico, tampas de garrafa de refrigerante furadas no meio, ou mesmo
macarrão do tipo "argolinha". É importante que cada criança construa o seu ábaco para, em
seguida, participar de atividades que envolvam contagens e a representação
escrita dessas contagens.
A princípio, essas contagens não deverão superar a
quantidade nove, a fim de que a criança fixe bem a escrita dos nove primeiros
símbolos. Para tal, sugerimos que se usem cartõezinhos numerados de 1 a 9,
juntamente com o ábaco, de modo que a quantidade representada no ábaco tenha o
seu correspondente símbolo escrito no cartão.
Vejamos, por exemplo, a situação que representa a contagem
de cinco coisas:
Ao contar dez coisas, a situação do ábaco pode ser esta:
No entanto, a criança não encontrará o símbolo para esta
quantidade.
Podemos sugerir, então, que as crianças troquem as dez bolinhas
da primeira vareta por uma, que será colocada na segunda vareta,
representando uma dezena. Neste momento, deve ser introduzido o
cartão com o símbolo zero, que indicará a casa vazia do ábaco, pois
ao trocarmos dez unidades por uma dezena, não
sobra nenhuma unidade na primeira vareta.
Continuando esse processo, a próxima unidade contada deverá
ser representada por uma bolinha colocada na primeira vareta do ábaco, e a
situação será assim representada pelos cartões:
Prosseguindo com outros exercícios desse tipo, a criança vai
percebendo que a escrita dos números corresponde à situação representada no
ábaco.
Depois de várias atividades de contagem, podemos propor dois
tipos inversos de exercícios: a uma quantidade representada no ábaco, a criança
deverá fazer corresponder sua respectiva escrita e, a um número representado
por escrito, mostrar a situação correspondente no ábaco.
- Podemos trabalhar com fichas coloridas, combinando, por exemplo, que 10 fichas amarelas podem ser trocadas por uma azul (que equivale a uma dezena). Veja, por exemplo, como esse material pode ser usado para representar 23:
Peça que as crianças identifiquem, entre duas quantidades,
qual é a maior, como por exemplo:
Quanto é maior? Por quê?
Discuta com as crianças quando seria necessário usar uma
ficha de outra cor; por exemplo, fichas vermelhas.
A última situação apresentada envolve a noção de
agrupamentos e trocas, pois, como vimos na lição através dos exemplos do pacote
grande de fósforos e da contagem dos ovos por dúzia, é mais fácil contar
grandes quantidades quando agrupamos as coisas.
O trabalho com agrupamentos e trocas leva as crianças à
noção de base de um sistema de numeração.