A educação que fundamentou as raízes da escola que vivemos hoje é produto de diversas teorias educacionais de outro momento histórico. Pensando nisso, resolvemos fazer um breve passeio sobre as teorias que fizeram ou fazem parte da formação de nossos educadores.

* Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936) - Descobriu os reflexos condicionados. Considerou que o ser humano aprende essencialmente por meio da imitação, observação e reprodução do comportamento dos outros, e que nossas ações são meras respostas. Ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1904.

* Burrhus Frederic Skiner (1904-1990) - Concluiu que o aprendizado ocorre em função de mudança do comportamento, resultante de uma resposta individual a estímulos e reforços do meio. Para ele não há livre-arbítrio, pois afirmar que os seres humanos são capazes de livre escolha seria negar sua suposição básica de que o comportamento é controlado pelo ambiente. Entre 1940 e 1960, teve grande influência, dominando a psicologia e os princípios educacionais.

* Jerome Bruner ( 1915-) Desafiou o paradigma do behaviorismo ao enfatizar a aprendizagem por descoberta. Para ele, o desenvolvimento intelectual depende de maturação, que evolui com o crescimento, por meio de refinamentos constantes.

*David Ausubel ( 1918/2008) - Enfatizou a importância de uma aprendizagem significativa, que ocorre quando um novo conhecimento se ancora em outros que já existiam na estrutura cognitiva do aluno.

* Lev Semionovitch Vigotski ( 1896-1934) - Segundo esses estudioso, as habilidades cognitivas e as formas de estruturação do pensamento de um indivíduo são resultado de um processo sócio-histórico. Vigotski enfatiza que a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento. Um dos princípios importantes de sua teoria é o conceito de "zona de desenvolvimento proximal" : nessa zona a criança precisa da ajuda de alguém, enquanto na "zona de desenvolvimento autossuficiente" consegue desempenhar a tarefa por si só. A teoria sociointeracionista de Vigotski, que relaciona o desenvolvimento da fala com o desenvolvimento cognitivo do ser humano, é base de recentes tendências linguísticas.

* Jean Piaget (1896 - 1980) - Sua questão fundamental era compreender como o ser humano atinge o conhecimento lógico, o que levou a elaborar uma teoria de desenvolvimento da inteligência. Ele mostrou que o indivíduo, ao nascer, apesar de sua bagagem hereditária de milhões de anos de evolução, não consegue emitir o mais elementar pensamento. O construtivismo defende a ideia que nada está pronto e acabado, de que o conhecimento não pode ser transmitido e nem dado, porque é uma construção do sujeito na interação do meio físico e social. Segundo ele, o desenvolvimento da inteligência é uma organização progressiva, cujas raízes se encontram na vida orgênica e cuja evolução se dá por processos de equilibração e adaptação contínuos, estimulados pelas interações do meio, até alcançar o conhecimento lógico matemático.
|