twitter
rss

Tabuada de Pitágoras



Vamos construir a tabuada de Pitágoras?

Recorte um papel cartão na seguintes medidas:
28 cm x 28 cm
2 tiras de 41 cm x 2,5 cm
4 tiras de 2,0 cm x 20 cm
1 folha de 20 cm x 20 cm
faça um x na folha de 28 cm e cole o quadrado no meio 20 cm x 20 cm
quadricule a folha de 20 cm x 20 cm de 1 cm em 1 cm
a seguir enumere a tabuada 
faça os números também nas barrinhas de 2 cm

       

                                            


OBSERVAÇÕES:

     1-  Peça aos alunos que preencham a tabua de Pitágoras, observando possíveis regularidades.
      2- Peça que encontrem formas eficazes de preencher com rapidez a Tábua.Em seguida, promova uma discussão entre os alunos sobre as formas encontradas, incentivando-os a elegerem as mais eficazes.
     3 - Em geral as formas encontradas pelos alunos de preencher com mais rapidez a Tábua, referem-se às propriedades comutativa, associativa e distributiva da multiplicação. Ao proporcionar aos alunos a oportunidade de estabelecer relações entre as diversas tabuadas, os alunos podem compor os resultados de uma tabuada a partir de outras, o que facilita a memorização.

ATIVIDADES:
Se você somar o resultado da tabuada de 2 com a tabuada de 3, você encontrará o resultado de que tabuada?
R:A do 5.
Como encontrar o resultado da tabuada de 4, se sabemos o resultado databuada de 3?
R:Somamos cada elemento da tabuada 3 com o numero que correspondente a sua posição da tabela.
 Ex: 3 está na posição 1, então3+1=4; 6 está na posição 2, então 6+5=8, e assim sucessivamente

MATERIAL DOURADO

O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática. Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos, para a criação   seus materiais, a educação sensorial:

- Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;
- Gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores;
- Fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;
- Trabalhar com os sentidos da criança.


A compreensão do algoritmo

Muitas das pessoas que aprenderam o algoritmo habitual da multiplicação, embora saibam executa-la, não o compreendem. Desse modo, a execução da conta é um ato mecânico, sem raciocínio matemático. O colega deve estar percebendo que compreender uma técnica de cálculo não é apenas saber executá-la. é mais que isso, é entender seus porquês.
Surge aqui uma pergunta: como a criança chegará á compreensão do algoritmo que acabamos de ver? Será necessário explicar-lhe, por exemplo, a propriedade distributiva?
De acordo com a experiência de vários educadores, o caminho não é esse; não são explicações mais detalhes que levarão a criança á compreensão. O ideal é fornecer á criança problemas e situações variadas que estimulem o raciocínio. Por exemplo, trabalhar vário aspectos da multiplicação ( adição de parcelas iguais, organização retangular etc.) e usar materiais que ajudem a compreender o sistema decimal ( ábacos, material Dourado-Montessori ) , etc.

Blocos Lógicos

Blocos Lógicos são conjunto de pequenas peças geométricas divididas em quadrados, retângulos, triângulos e círculos e tem por finalidade auxiliar na aprendizagem de crianças na educação infantil e educação básica.
Podem ser confeccionados em madeira, plástico ou cartolina com diferentes tamanhos, espessura e cores. Podem ser adquiridas em estabelecimentos especializados em materiais pedagógicos.

Idealizador
Os blocos lógicos foram criados na década de 1950 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes e são eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.
Constituem um material extraordinário para estimular na criança, a análise, o raciocínio e o julgamento, partindo da ação, para então desenvolver a linguagem. De 1890 a 1934 foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky, quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.

Constituição padrão:

Os blocos lógicos constituem-se de caixas contendo 48 peças divididas em:
círculos, quadrados, triângulos e retângulos;
três cores (amarelo, azul e vermelho);
dois tamanhos (grande e pequeno);
duas espessuras (fino e grosso).


Aplicação nas séries iniciais
Esse material é um recurso de grande aplicabilidade nas séries iniciais, pois permite que a criança desenvolva as primeiras noções de operações lógicas e suas relações como correspondência e classificação, imprescindíveis na formação de conceitos de matemática. Como diz Piaget, " a aprendizagem da matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato)", é de vital importância no desenvolvimento cognitivo da criança, pois se não for trabalhado nas séries iniciais, o aluno pode nunca aprender matemática.


Sugestões de atividades
O professor distribui a caixa com os blocos lógicos. Orienta a criança para que explore o material, olhe, manuseie e brinque.
Em conversa informal, o professor distribui a caixa com os blocos introduz a terminologia classificativa de cada peça de acordo com cores, formas, tamanha e espessura. O professor sugere questões para que cada peça fique no seu lugar. Cada aluno terá de pensar lá consigo: Qual a coluna que pode conter a peça que tenho na mão? E qual a fila que pode conter a mesma peça? E depois de descobrir ambas, e achar o seu cruzamento, o aluno fez a intersecção de conjuntos.
Empilhando peças:
Blocos lógicos espalhados pelo chão e os alunos em círculo, um aluno pega a primeira peça e coloca no meio e depois os outros vão empilhando as peças umas por cima das outras de forma a não derrubar a torre. A moral é que os alunos vão ter que ir escolhendo as melhores peças para não deixar cair a torre.
Blocos lógicos espalhados pelo chão, formar o conjunto das peças que não são triângulos. Esse jogo familiariza a criança com a negação, com o conjunto complementar.  




pt.wikipedia.org/wiki/Blocos_lógicos‎








0 comentários:

Postar um comentário