É importante que o educador observe se a atividade proposta esta de acordo com o perfil do aluno em relação aos conhecimentos que possui e as competências esperadas. Para verificar se as aulas estão sendo produtivas, o educador poderá realizar algumas perguntas sobre a matéria lecionada, como por exemplo:
Aluno: Gabriel Santos
Idade: 10 anos
Série: 5º ano
1) Quais são as três características do sistema de numeração Hindu, que tornou este, o mais prático de todos?
Resposta: Nosso sistema é posicional, decimal e tem um símbolo representante para o nada, por isso é mais fácil de registrar grandes quantidades.
2) Você conseguiu entender o nosso sistema decimal através do Ábaco?
Sim, ficou mais fácil de entender as continhas.
3) Por que o ser humano começou a agrupar os números de 10 em 10?
Por que é o mesmo tanto de dedos que temos nas mãos, gostei disso porque sempre tive vergonha de fazer as contas nos dedos e agora não tenho mais.
Situações que em que as operações matemáticas são utilizadas
- Quando vamos ao supermercado e observamos os preços dos produtos;
- Na loja, ao calcular as prestações de uma comprar;
- Para pagar contas, passagem de ônibus, passagem de metrô, etc.;
- Ao arquitetar a planta de um imóvel;
- Para visualizar o placar de jogos vôlei, futebol, basquetebol, etc.;
- Em empresa,
- para calcular o lucro ou prejuízo;
- Ao comprar um bilhete de cinema, teatro e show;
- Calendário, para contar os dias, mês e ano;
- Para calcular notas nas disciplinas escolares;
- Para medir a altura e o peso;
- Para medir a distancia de casa para o trabalho;
- Na agenda para guarda o telefone, endereço ou data de nascimento de alguém;
- Quando vamos vender ou comprar um veículo;
- Para fazer uma receita de biscoito, as medidas;
- Ao planejar as despesas de uma viagem;
- Para calcular o tempo no banho no chuveiro elétrico;
- Assistindo a uma corrida de formula I.
- Ao comprar uma roupa, observamos a numeração de um vestuário.
- Brincar de amarelinha e jogos diversos